Proposta Pedagógica

O Colégio Mesquita tem como diferencial uma metodologia tradicional renovada, sendo este um alicerce importante para que os alunos possam avançar com respeito, criticidade, amizade e uma aprendizagem que ultrapassa os registros no papel.

Cabe ressaltar que uma das características marcantes do Colégio é ver o aluno como um ser único, atentando-se à maneira como cada um constrói e adquire seu conhecimento. Através dessa diretriz e de intermediações entre o discente e o docente, estimula-se a formação de um aluno participante, autônomo e proativo.

Fundamentado no lema “Educando com Amor”, o Colégio Mesquita conta com uma equipe de profissionais que trabalha em sinergia procurando criar um ambiente de diversidade, solidariedade e afetividade.

Para Educação Infantil, o Colégio adota os livros da Coleção Marcha Criança.

Do 1º ao 5º ano, adota os livros da Coleção Escola para o Mundo. Do 6º ao 9º ano adota livros didáticos da SOMOS EDUCAÇÃO.

E para as turmas do Ensino Médio, a apostila do Sistema de Ensino pH.

Os livros do 1º ao 5º ano e Apostilas do Ensino Médio são com adesão exclusiva pela Papelaria e Distribuidora indicada pela SOMOS EDUCAÇÃO.

O trabalho é consolidado com a tecnologia e uma proposta inovadora, através de jogos, pesquisas, vídeos, iPads, projetores e tantas outras ferramentas que transformam o aprender em um momento único e marcante, além de garantir a excelência no futuro e permitir ao aluno resultados significativos no mercado de trabalho.

De acordo com as novas exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Colégio Mesquita somou em sua proposta o Projeto Socioemocional, que visa a formação global do cidadão a fim de que esse aluno saiba lidar com as diversas emoções e sensações.

Também tem como um dos principais objetivos estimular o aluno a descobrir quais são seus sonhos, de que forma persistir em alcançá-los e como ser atuante em uma sociedade que busca equidade.

Em caso de decretação de estado de calamidade pública, reconhecido pelos órgãos governamentais, ou alguma situação excepcional, que resulte em suspensão das aulas e atividades escolares de forma presencial, poderá a Escola disponibilizar a sua metodologia de ensino de maneira remota, através de recursos tecnológicos em substituição às aulas presenciais, sob supervisão da direção e coordenação escolar.

As aulas poderão ser síncronas (em tempo real) ou assíncronas (sem interação em tempo real), respeitando os conteúdos programados, conforme o Plano Escolar.

Esta é proposta do Colégio Mesquita.

Construída por uma Equipe de profissionais competentes e atualizados, que busca sempre a melhoria da qualidade de ensino, tornando a aprendizagem prazerosa a todos.

Coordenadora Gabriela Spadácio:

A Educação Infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender. Nesta fase as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos. São estimuladas a exercitar as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas.

Durante os anos iniciais do ensino fundamental é iniciado o processo de alfabetização do estudante. O 1º ano objetiva introduzir a criança no universo das letras e números, ainda por meio da ludicidade. Nesta série, o aluno adquire capacidade para distinguir desenho de escrita, elabora possibilidades sobre quantidade e distribuição das letras. Ou seja, preparam a apresenta as bases dos futuros conteúdos que lhe serão ensinados.

O 2º ano do Ensino Fundamental I tem como foco dar continuidade ao processo de alfabetização. Esta série auxilia os alunos a decodificarem e terem fluência de leitura, desenvolvendo a formação de leitor e habilidades de escrita, entre outros aspectos.

O 3º ano do Ensino Fundamental I segue com o mesmo objetivo dos dois anos anteriores, que é desenvolver a alfabetização plena das crianças. Nesta etapa ocorre a consolidação e sistematização do conhecimento relacionado à leitura e à escrita, bem como a ampliação dos conceitos matemáticos.

Coordenadora Valéria Hummel:

Fundamental I – Crianças em desenvolvimento, nossos alunos do Ensino Fundamental I são preparados para desenvolverem suas potencialidades e habilidades, tendo o domínio pleno da leitura e da escrita, o uso do raciocínio lógico e a compreensão de mundo, no que diz respeito, a formação de atitudes e valores em seu papel de cidadão.

Fundamental II – Nossa ação educativa com os adolescentes do Fundamental II visa a capacidade de aprender a pensar e a estudar os vários conhecimentos apresentados de forma prazerosa num ambiente de interação e troca entre colegas e professores, sempre respeitando as diferenças e opiniões de cada um. Visando sempre a formação de cidadãos capazes de exercerem um papel significativo na vida social e profissional.

Coordenadora Márcia Fernandes:

O Ensino Médio tem como objetivo aprofundar, concluir e revisar os conceitos ensinados ao longo do Ensino Fundamental. Com o apoio de uma equipe qualificada e empenhada, nessa fase, os jovens desenvolverão habilidades e competências necessárias para a conquista do sucesso nos resultados de Enem, vestibulares e mercado de trabalho. Durante os três anos do Ensino Médio os alunos realizam avaliações promovidas pelo Sistema pH, entendemos que essa prática é importante para o adolescente adquirir confiança e desenvolver técnicas para a realização dos simulados oficiais. Além disso, nos preocupamos com a formação integral dos nossos discentes com foco no desenvolvimento da autodisciplina e autonomia.